Abranet 30 Anos

Caio Túlio Costa, fundador do UOL, relembra a construção da internet no Brasil

Em uma conversa retrospectiva que marca os 30 anos da Abranet, Gil Torquato, presidente da entidade, bate papo com Caio Túlio Costa, uma das figuras centrais na história da internet brasileira

Em uma conversa que marca os 30 anos da Abranet, Gil Torquato, presidente da entidade, bate papo com Caio Túlio Costa, uma das figuras centrais na história da internet brasileira. Costa abriu os bastidores sobre o nascimento do UOL, os desafios estratégicos da época e como o mercado digital moldou o país no final dos anos 90.

A estreia do Universo Online foi meticulosamente planejada, diante da ameaça da entrada da América Online (AOL) no Brasil — que na época contava com um aporte de 100 milhões de dólares do Grupo Cisneros. “A gente não vai construir BBS (Bulletin Board System), vamos fazer tudo via internet”, contou Costa, ao descrever a decisão estratégica que diferenciou o UOL de seus concorrentes.

Segundo o executivo, o grande erro da AOL global foi manter um sistema fechado e lento, enquanto a operação brasileira já nasceu integrada à rede mundial, focada em velocidade e interatividade. Para além da tecnologia, dois pilares fundamentais que garantiram a audiência da plataforma: a produção de conteúdo própria em vez de ser apenas “empacotadores” e o Bate-Papo, ferramenta que foi um grande motor de engajamento do portal.

No bate-papo, Costa e Torquato também abordaram o surgimento do IG e o polêmico modelo de acesso gratuito, que, conforme colocaram, foi sustentado pelas telecomunicações. “As teles nos procuraram e disseram: ‘eu quero que vocês mantenham o tráfego na minha rede e eu vou te remunerar por isso'”, explicou Costa.

Botão Voltar ao topo